Essa maravilhosa e espetacular passagem do Evangelho mudou a minha vida.
É uma das passagens mais lindas e mais tocantes do Evangelho e em mim essa passagem toca a alma de uma maneira especial, pois toda vez que eu me deparo com um momento intrincado, difícil e doloroso, essa Palavra vem acalentar e acalmar o meu coração.
Jesus atravessava aquela multidão. Muitos dos que aglomeraram vieram de todos os cantos para aquele povoado, comprimindo o caminho por onde Jesus passava.
A maneira como tudo aconteceu ali foi linda...
Jesus sentiu alguém tocá-lo e perguntou:
Quem me tocou?
Nesse momento, diante dessa interrogação de Jesus, ficamos como quem estava lá, se perguntando “como assim?” como quem te tocou? Todos estão te tocando ao mesmo tempo, estão te empurrando nessa multidão, enfim, muitos ali haviam tocado Jesus, mas Jesus não estava perguntando quem o havia empurrado ou esbarrado e sim, quem o havia tocado.
Pedro teve essa reação de espanto e essa resposta pra Jesus, pra Pedro, todos ali estavam tocando, ou pelo menos tentando chegar perto e tocar Jesus, mas Jesus não queria saber quem havia se esbarrado nele e sim quem o havia “tocado”.
Isso serve pra gente pensar na nossa vida hoje.
Quantas vezes e em quantos momentos nós chegamos tão perto, as vezes até nos esbarramos em Jesus?
Mas nós não temos que apenas esbarrar em Jesus, temos que tocar em Jesus.
Esse toque acontece no momento em que voce tem o seu encontro pessoal com Jesus. Esse toque acontece no momento em que decidimos e assumimos a consciência dessa decisão de ir ao encontro de Jesus para o nosso encontro pessoal e então, tocá-lo.
No Evangelho, Mateus e Marcos nos relata como foi esse encontro, a decisão dessa mulher hemorroísta que pensou consigo que se ela tocasse o Senhor Jesus, mesmo que fosse nas suas vestimentas, ela seria curada de todos os seus problemas.
Essa mulher tinha inúmeros problemas acarretados por doze anos de uma hemorragia, uma menstruação contínua, então, essa mulher determinou pra si mesma que seria curada se conseguisse se aproximar e apenas tocar Jesus.
No momento em que essa mulher teve essa decisão, o seu coração já havia sido curado.
Imaginem como estava fisicamente essa mulher. Doze anos perdendo sangue continuamente, a fraqueza, a anemia profunda, o seu sangue não estancava nunca. Vivia numa pobreza considerável pois havia gastado tudo o que tinha com medicamentos e médicos que não foram capazes de curar a sua enfermidade.
Em alguns momentos essa mulher não sentia forças nem pra respirar, e, não era só a enfermidade física que ela tinha que suportar em silêncio e na solidão, em Levítico 19 diz que quando a mulher estava em período menstrual ela era considerada impura. Então, segundo as Escrituras, essa mulher também padecia de uma hemorragia emocional, hemorragia afetiva.
Há doze anos que ninguém se aproximava dessa mulher. Ninguém na rua, nem na vizinhança, nem familiares, nem filhos ou marido, enfim, há doze anos essa mulher era considerada impura e foi afastada do convívio condenada à total solidão e abandono por ser uma doente impura.
Imaginem viver doze anos sem receber um abraço de alguém como se portasse uma doença como a lepra.
A doença dessa mulher, revestida por um contexto religioso, era proibida inclusive de ser examinada pelos médicos, nem os médicos podiam examiná-la porque ela era a “mulher impura”.
A imagem dessa mulher já havia sido destruída pela sua enfermidade, estava fraca, machucada, perdendo o seu sangue, perdendo a sua dignidade como mulher. Estava mergulhada no pântano da depressão, da angústia, era marginalizada, não podia nem sequer olhar nos olhos de alguém ou tocar alguém senão quem fosse tocado por ela também era considerado impuro..
E sabendo de tudo isso, vivendo tudo isso, na delicadeza de sua fé ela proclamou que se ela tocasse pelo menos nas vestimentas de Jesus, ela seria curada de toda a sua dor, seria curada de sua enfermidade, suas dores físicas e de alma.
Quantas vezes nós chegamos também à essa conclusão em nossas vidas, de que Jesus é o único capaz de curar o nosso sofrimento, curar a nossa dor? Nesse momento então, estamos prontos para ir ao encontro de Jesus e tocá-lo, assim como essa mulher hemorroísta o fez.
Naquele tempo, o contexto daquela religião dizia que se essa mulher hemorroísta tocasse em alguém, o tornaria tambem impuro. Então como fazer? Se ela tocasse Jesus, Jesus seria considerado impuro também. Foi quando essa mulher, com sua incomparável sensibilidade leu seu coração e decidiu tocar apenas as vestimentas, a orla do manto de Jesus. Ela sabia, pela sua fé que se ela tocasse apenas na ponta do manto de Jesus, ela seria então salva de sua dor. Foi o que ela fez.
Que toque espetacular!
Que maravilha de exemplo para a humanidade. Já que ela não poderia tocar Jesus, ela tocaria então na ponta de sua túnica e seria liberta de todo o sofrimento.
Quando a mulher hemorroísta viu aquela multidão seguindo Jesus, ela precisava ir, precisava ir ao encontro do Senhor, decidiu ir então atrás dele para tocar o seu manto.
Quando ela deu o primeiro passo nessa direção, as pessoas foram se afastando dessa mulher, saindo de perto, sentiam toda a espécie de preconceito, sentimentos negativos, nojo, diziam palavras que nem dá para descrever aqui, coisas do tipo: “lá vem a mulher empestiada; lá vem a impura; lá vem a aberração...” com isso, aconteveu que as pessoas se afastaram e acabaram abrindo espaço para ela passar...
Com isso ficou até mais fácil para esa mulher caminhar atrás de Jesus, que já sabia que alguém estava se aproximando, percebia isso através da reação das pessoas, através da fisionomia dos que estavam à sua frente e imaginavam o que poderia acontecer naquele encontro.
Naquele momento, Jesus proclamou a sua cura, “Quem Me Tocou?”
Jesus não perguntou sobre um esbarrão, perguntou sobre um toque de amor e fé, de confiança, de esperança, de alguém que sabia que a sua vida seria transformada ali, pois, a sua alma já havia sido transformada.
Alguém, que foi ao encontro da graça de Deus.
Jesus sentiu que no momento daquele toque de esperança, saiu poder de sí.
A fé dessa mulher a salvou, a curou.
Quantos de nós, vivemos nos dias de hoje com um fardo pesado, uma bagagem de anos de hemorragia na alma, no coração, nos nossos afetos. Só Jesus é capaz de estancar o seu sangue, basta voce tocá-lo.
Mas para que esse toque aconteça, é preciso que antes voce tenha o seu encontro pessoal com Jesus, o encontro íntimo que vai revolucionar a sua vida inteira. Voce tem que buscar esse encontro com o seu coração palpitante, entrar na intimidade de Deus para que o milagre aconteça.
Jesus quer ter um encontro pessoal com voce, um encontro ressussitado pra voce que está triste, deprimido, cansado de tanta dor, Jesus quer te aliviar, quer se deixar tocar, quer ser o repouso para a sua agitação, o bálsamo para a sua dor, o alento para o seu sofrimento.
Jesus quer ser tocado por voce.
A graça de Deus será derramada sobre voce, desde que voce abra o seu coração para Jesus entrar.
Toque o Senhor!
Coloque as hemorragias do seu coração nas mãos do Senhor.
As hemorragias que te tornou tão enfraquecido diante de Deus, te deixou tão afastado, tão sujo e contaminado pelo pecado, sem coragem, sem esperança, sem vontade de viver, insatisfeito, machucado, destruído, despedaçado. Coloque-se nas mãos do Senhor quando voce for tocá-lo. Peça a graça do toque de Jesus e sinta o seu amor, vá ao encontro do Senhor mesmo que seja se arrastando e discriminado por todos à sua volta, com medo, se sentindo menor, inferior, assim como a mulher hemorroísta, mas vá ao encontro de Senhor para tocá-lo.
Jesus vai ao encontro de suas necessidades mas voce tem que tomar posse dessa graça.
Apresente o seu coração dilacerado, apresente a sua vida suja e desregrada, seu coração poluído pela dor do pecado, talvez voce se sinta sujo como essa mulher hemorroísta, talvez voce se tornou um ser derrotado, deprimido, menor, se sentindo sujo,indigno...
Acredite ser voce o merecedor da graça de Deus e vá ser curado por Jesus para se sentir amado, beba do amor do ressussitado e sinta a sua misericórdia.
Dê o seu coração para Jesus, mesmo que seja um coração sujo, com uma história imunda, Jesus não te condena.
O mundo inteiro pode te condenar, a sociedade, voce próprio pode se condenar, se achar pequeno e limitado, mas Jesus não te condena.
Jesus te ama e vai te amar sempre.
Se coloque na presença de Jesus com todas as suas limitações e se encontre com Ele.
Renuncie as coisas negativas que te aconteceram, renuncie o seu passado de dor, de sofrimento e revolta e acolha a graça de Deus em sua vida.
Receba a misericórdia de Deus, o amor infinito, as bênçãos que serão derramadas e se sinta restaurado por Jesus.
Acenda o pavil da fé naquilo que voce crê, continue caminhando por estradas por onde Jesus é proclamado, pra um dia, alguém olhar em seus olhos e não ver uma pessoa impura.
Ver em você uma pessoa feliz.
Toque o Senhor!